Alguns mega veleiros para estimular a imaginação dos que amam a vela…

 

Video sobre o desinger Ed Dubois  e sua linha exclusiva de projetos de mega veleiros

 

Maltese Falcon

Maior veleiro de passeio do mundo com 88 metros de comprimento, o Maltese Falcon foi construído na Italia pela Perini Navi para o milionário Americano Tom Perkins, e vendido em 2009 para Elena Ambrosiadou.

O veleiro tem 15 velas quadradas (5 por mastro) que ficam alojadas dentro dos mastros de fibra de carbono e são extendidas em 6 minutos, e uma tripulação permanente de 18 pessoas.

Tom Perkins uma vez disse a uma revista que o veleiro custou mais de US$150 milhões para construir, e foi vendido em 2009 por £60 milhões. A Perini Navi já tem pronto o projeto para o “novo e melhorado” Maltese Falcon, melhor, mais rápido e maior com 110 metros.

Maltese Falcon na Wikipedia

Site do Fabricante Perini Navi

 

Mirabella V

Maior veleiro de mastro unico do mundo (corveta) com 75.2 metros, Mirabella V foi projetado pelo Neo Zelandes Ron Holland e entregue em 2003, e construído na Inglaterra de materiais compostos para acelerar o processo de fabricação, diminuir manutenção e melhor isolamento térmico e acústico.

Além disso, o uso de materias compostos permitiu que Mirabella V tivesse apenas um mastro, apesar da grande dimensão do casco e área vélica de aproximadamente 5600m2.

Mirabella V no Wikipedia

 

Athena

Maior escuna privada do mundo com 90 metros e tres mastros, Athena foi construído em 2004 pela Royal Huisman para o empreendedor Americano James Clark.

Construido de aluminio e com uma área vélica de 2500 metros, Athena tem um calado de 5.7 metros e desenvolve uma velocidade casco de 19 nós.

Site do Fabricante de Athena